terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ARTRITE REUMATÓIDE E O TREINAMENTO DE FORÇA DINÂMICA

A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pelo envolvimento simétrico de múltiplas articulações. Este trabalho visa demonstrar os benefícios do treinamento de força dinâmica no tratamento da AR. Estudos demonstram que os pacientes com AR têm menor força muscular, menos flexibilidade e menor capacidade funcional que os controles saudáveis (MINOR ,1991).

NORDEMAR et al 1976, relataram que o treinamento de força dinâmica conduz a um aumento de força e hipertrofia muscular associado a melhoria da capacidade funcional e diminuição da dor nos pacientes de AR. Outro estudo comprovou, após 12 semanas de exercícios de força com peso 2 vezes por semana, que os pacientes aumentaram a força muscular em 45% e apresentaram melhora nos parâmetros de atividades da doença. Conclui-se neste estudo que o treinamento de força dinâmica na AR não aumenta a dor ou atividade da doença e melhora a capacidade funcional.

A literatura mostra que os pacientes com artrite reumatóide estável suportam os exercícios dinâmicos e estáticos, sendo que os primeiros conduzem a uma melhora mais acentuada na força e função muscular.

O treinamento de força dinâmica não está associado a ativação da doença, podendo ser prescrito sem receio para o paciente com AR.

O treinamento de força dinâmica melhora a capacidade funcional, reduz a taxa de hospitalização, reduz a incapacidade para o trabalho tendo portanto um importante papel na melhoria de vários aspectos da qualidade de vida daqueles com AR.

Fonte: ARTRITE REUMATÓIDE E O TREINAMENTO DE FORÇA DINÂMICA
Autores: Milena Fernandez Dias , Patrícia de Oliveira Moreira, Renata Carneiro Barbosa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário