quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Musculação Emagrece?

Apesar de parecer simples, o EMAGRECER é bem complexo e exige extrema disciplina do candidato.

Devemos controlar 3 variáveis para conseguir um emagrecimento saudável:
  • Ingestão de nutrientes: qualidade e quantidade da alimentação;
  • Gasto calórico durante o exercício: que depende do tipo, intensidade e duração dele;
  • Taxa Metabólica de Repouso (TMR): quantidade de calorias necessárias para manter as funções vitais do organismo durante 1 dia.
O ponto chave do emagrecimento é a alimentação, que deve variar de acordo com o nível de condicionamento físico, fase de treinamento e TMR individuais. Além de controlar a alimentação, outro grande segredo para emagrecer estar em impor ao organismo um defict calórico, ou seja, gastar mais calorias (cal) do que ingerir, de maneira gradual, nada de regimes malucos.

Por exemplo, se sua TMR é de 2.000 cal e ao final do dia você comeu 2.000 cal e depois do trabalho foi a academia e gastou 300 cal, seu resumo diário será:

Calorias Ingeridas = 2.000 cal
Calorias Utilizadas = 2.300 cal (TMR + Treino)
Saldo = - 300 cal

Se você mantiver essa rotina, ao final de 10 dias terá gastado 3.000 cal, e o resultado será uma diminuição gradual do peso corporal.

E qual é o tipo de exercício mais recomendado para quem quer emagrecer?

Geralmente escolhemos os exercícios aeróbios para programas de emagrecimento, sabendo que a “queima” de gordura é maior durante esses exercícios. Contudo, é importante destacar que além da utilização de gordura durante o exercício, devemos nos preocupar com sua degradação no resto do dia, afinal o que é 1 hora perto das 24 horas diárias, e para isso nada melhor do que uma boa série de exercícios de musculação.

A musculação além de fortalecer ossos, tendões, ligamentos e músculos, promoverão um aumento da massa muscular. Sabendo que a TMR está diretamente ligada à composição corporal da pessoa, quanto maior for a quantidade de massa muscular, maior será a TMR e consequentemente maior será seu gasto calórico ao final do dia, contribuindo para aperfeiçoar o processo de emagrecimento.

Portanto, na hora de escolher os exercícios ou atividades para emagrecer, procure combinar os dois tipos, dando prioridade para os aeróbios, mas não deixando de lado a musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário