terça-feira, 5 de outubro de 2010

Musculação Terapêutica x LER/DORT

A LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.

Diferentemente do que ocorrem com doenças não ocupacionais, as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos do trabalhador.

A LER ou DORT são as manifestações de lesões decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema músculo-esquelético, e da falta de tempo para recuperação. Lesões neuro-ortopédicas como as tendinites, sinovites, compressões de nervos periféricos podem ser identificadas ou não.

Os fatores de risco não são necessariamente as causas diretas das LER - DORT, mas podem gerar respostas que produzem as LER – DORT. Os fatores de risco não são independentes, interagem entre si e devem ser sempre analisados de forma integrada. Envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho.

Entendemos que o PSOEm - Plano de Saúde Ocupacional Empresarial, com ênfase ao exercício físico terapêutico e à reeducação nutricional, poderá:
1. Proporcionar a redução do absenteísmo;
2. Propiciar a melhora das relações interpessoais, por meio da convivência amistosa, solidária e cooperativa;
3. Desenvolver hábitos que estejam associados à promoção e manutenção da saúde e segurança;
4. Fomentar a pratica de exercício físico extra-ambiente de trabalho;
5. Reduzir o número de acidentes de trabalho;
6. Corrigir vícios posturais e reduzir o índice de estresse físico e emocional.
7. Desta forma o programa colaborará para a redução dos números supracitados e induzirá a um freio em sua progressão. 


Contato: Dr. Maxwell Gurgel
Fisioterapeuta - Método STS de Musculação Terapêutica & Assessoria Metabólica

Tel: +55 27 9993.4433 / 9233.5302 - E-mail: contato@crefam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário