segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO COM PESO EM MULHERES COMO PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE


Com o desenvolvimento sócio-econômico-cultural e tecnológico houve um aumento da expectativa de vida da população mundial, e conseqüentemente, um aumento no número de idosos. Como a terceira idade é uma das faixas etárias mais susceptíveis a doenças, podemos observar, portanto, um aumento na incidência de certas doenças, destacando a osteoporose (RENNÓ, 2001).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a osteoporose é o segundo maior problema de saúde pública para as mulheres, depois do câncer de mama (CNN, 2002). Santarém (2001) afirma que é a menopausa, a idade crítica para as mulheres, com relação à osteoporose. A perda óssea em mulheres começa aos 35 anos e progride 1% ao ano até este período.

A importância clínica da osteoporose está no aumento da incidência de fraturas. A atividade física atua como um dos principais coadjuvantes na terapêutica da osteoporose e pode auxiliar preventivamente desde a adolescência na aquisição de uma “poupança óssea” (MATSUDO e MATSUDO, 1992).

Administrá-la em níveis adequados na juventude é de extrema importância, para que as pessoas alcancem uma boa massa óssea máxima, que se admite ser o parâmetro mais importante para se prever a osteoporose futura (SANTARÉM, 2001). É fundamental incrementar a força muscular, já que sua perda é associada com instabilidade, quedas, incapacidade funcional e perda de massa óssea (MATSUDO e MATSUDO; MAHECHA, 1992).

Embora, em relação aos benefícios da atividade física para promoção da saúde, na mulher idosa, a ênfase maior sempre tenha sido para os exercícios aeróbios, atualmente, tem sido relatado que o declínio da força muscular pode limitar a capacidade para efetivação de várias atividades diárias, que é um fator importante e, sobretudo, determinante para a independência das mulheres idosas (BRILL & MACERA, 1999).

Não obstante a este fato, FIATARONE (1996), FLECK & KRAEMER (1999) descreveram que o treinamento com peso tem sido um meio efetivo de incremento de força muscular na mulher idosa e que nesta etapa da vida os exercícios com peso devem ser priorizados. Segundo SANTARÉM (2001), a importância do exercício físico é grande tanto para a profilaxia quanto para o tratamento da osteoporose. A sua utilização deve ocorrer desde a infância, nos anos onde se atinge a massa óssea máxima. Por mecanismos ainda pouco esclarecidos, os exercícios mais eficientes são os que implicam em suporte de cargas e contrações musculares fortes. Dentre esses tipos de exercícios, os mais seguros e práticos são os exercícios com pesos. 

Contato: Dr. Maxwell Gurgel
Fisioterapeuta - Método STS de Musculação Terapêutica & Assessoria Metabólica

Tel: +55 27 9993.4433 / 9233.5302 - E-mail: contato@crefam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário