segunda-feira, 11 de outubro de 2010

As Síndromes de Dominância Muscular


As Síndromes de Dominância Muscular ou SDM mostram-se como um conjunto de sinais e sintomas do aparelho muscular e esquelético que se relacionam a impedimentos específicos nos diversos componentes do sistema de movimento (Andrade, 2003).

Ocorre então uma desordem musculoesquelética, podendo ser caracterizada por dor muscular ou nas articulações, comprometendo as atividades do dia-a-dia, como trabalho, esporte e lazer, etc. Os sinais e sintomas incluem dores nas costas, no pescoço, nos braços, pernas, dores musculares e/ou articulares, posturas desleixadas, etc.

Além disso, podem ser associados a diagnósticos como tendinites, bursites, lombalgias, cervicalgias, subluxações, dores miofaciais, síndrome do impacto, espondilolisteses, artroses, hérnias discais, estenoses do canal vertebral, instabilidade lombar, síndromes facetárias, etc.

Sabe-se que estas desordens de movimento afetam cerca de 60% das pessoas que procuram tratamento fisioterapêutico nas clínicas e consultórios (Sahrmann, 2001), necessitando de um tratamento específico para esse tipo de problema. O diagnóstico dessas síndromes é realizado por um fisioterapeuta, capaz de saber a origem do problema do paciente, podendo assim tratá-lo como um todo. 

Isso significa, que o fisioterapeuta, é capaz de buscar o distúrbio do movimento que causa a dor do seu paciente através de análises de postura e do movimento do indivíduo, além de associar a atividades que ele faz no dia-a-dia, como trabalho, esportes ou lazer. Depois de achada a causa da dor, o fisioterapeuta realiza um tratamento individualizado ou em pequenos grupos que incluem exercícios terapêuticos específicos que ensinam como realizar os movimentos corretamente, evitando episódios de dor e desabilidade.

Essa técnica de tratamento é direcionada para pessoas que não praticam nenhuma atividade física assim como as que realizam qualquer tipo de atividade. Pois, é importante ressaltar que, com o crescimento das atividades de fitness, houve um aumento simultâneo das lesões esportivas (como ocorrem em atletas de fins de semana e em academias), sendo possivelmente tratadas com SDM.

Além disso, essa técnica promove uma conscientização corporal, ou seja, o paciente aprende a executar o movimento que estava sendo realizado errado, de forma correta, evitando o surgimento de possíveis dores. SDM é um método de tratamento preventivo e reeducativo capaz de evitar e curar os distúrbios do movimento da vida diária, além de promover a melhora da postura.  
Contato: Dr. Maxwell Gurgel
Fisioterapeuta - Método STS de Musculação Terapêutica & Assessoria Metabólica

Tel: +55 27 9993.4433 / 9233.5302 - E-mail: contato@crefam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário