domingo, 24 de outubro de 2010

Método STS (Strength Training Strategies) de Musculação Terapêutica

É uma modalidade de Treinamento Físico que pode ser aplicada em qualquer tipo de indivíduo, desde atletas até pessoas comprometidas clinicamente, como diabéticos, cardiopatas, obesos, Idosos e até em funcionários de empresas.

Os exercícios desta metodologia possuem caráter funcional de movimento, isto é, estes movimentos são próprios para a atividade do corpo humano, e ideais para a manutenção da força e flexibilidade normais.

Em atletas, possui o diferencial de permitir a melhora da performance por potencializar a qualidade da seleção das fibras musculares para o ato desportivo. Para tanto, estes exercícios são realizados em equipamentos especiais ou utilizando pesos livres, ou seja, halteres e caneleiras.

Para a prescrição de carga, leva-se em consideração a capacidade cardíaca de cada indivíduo, e a evolução dos exercícios são totalmente baseadas na freqüência cardíaca, personalizando o treinamento, diminuindo a margem de erros e acelerando o ganho de força e flexibilidade.

Desta forma, a monitorização contínua da freqüência cardíaca, e a execução de movimentos funcionais, caracterizam o método, em relação ao treinamento personalizado. 

QUAL O OBJETIVO? 

Permitir que o nível de condicionamento físico dos indivíduos submetidos a esta modalidade de treinamento, melhorem a sua Qualidade de Vida através:
• Da diminuição de seu percentual de gordura (emagrecimento),
• Do ganho de força muscular,
• Da melhora da flexibilidade,
• Da diminuição da dependência de medicamentos,
• E em caso de empresas, permita que os funcionários e colaboradores permaneçam em níveis físicos de normalidade, e conseqüentemente evite lesões osteomusculares relacionadas às atividades desempenhadas.
Para indivíduos que possuem perfil de atletas, ou são submetidos a treinamento físico específico, esta metodologia:
• Favorece o aumento do seu desempenho, por permitir que o movimento específico do seu treinamento seja potencializado, induzindo ao aumento da performance. 

COMO REALIZAR? 

Avaliações:
1. Realiza-se uma avaliação funcional para determinação do nível de condicionamento físico/funcional, através da realização de Padrões com carga em peso livre.
2. Para ser submetido ao treinamento funcional, o atleta deve ter a sua capacidade cardiorrespiratória avaliada, em um teste ergoespirométrico, para parâmetros futuros de desempenho e melhora.
3. Para indivíduos não atletas, pode ser aplicada equação de predição deste teste.

Prescrições:
1. Uma vez percebendo que o nível de condicionamento físico/funcional encontra-se abaixo do normal, determina-se a qual o volume de carga (peso) que se poderá suportar dentro da sessão, para melhorar a coordenação, o equilíbrio, força e flexibilidade.
2. A sessão de Musculação Terapêutica pelo Método STS pode funcionar como uma aula de exercícios de grupo, quando aplicada nas empresas, academias ou em reabilitação cardiopulmonar. E sessões de Personal Training, ou Fisioterapia, quando o tratamento for individualizado. De qualquer forma, os praticantes utilizam somente pesos livres (halteres) e caneleiras de baixa carga, onde a mesma é determinada por parâmetros de sua freqüência cardíaca. 

Contato: Dr. Maxwell Gurgel
Fisioterapeuta - Método STS de Musculação Terapêutica & Assessoria Metabólica

Tel: +55 27 9993.4433 / 9233.5302 - E-mail: contato@crefam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário