domingo, 19 de agosto de 2012

Fisioterapia na 3ª Idade


Os efeitos do envelhecimento e dos processos mórbidos variam muito entre os indivíduos idosos. O paciente idoso pode apresentar patologias associadas a problemas funcionais e psicossociais.

42-18054465
A fisioterapia é um componente importante da reabilitação geriátrica de qualidade. Os fisioterapeutas são profissionais envolvidos no exame, na avaliação, no tratamento e na prevenção de distúrbios neuromusculares, musculoesqueléticos, cardiovasculares e pulmonares que provocam comprometimento do movimento, incapacitantes e limitações funcionais. Os recursos usados pela fisioterapia são selecionados e adequados às características próprias do organismo avaliado.

Possíveis indicações para fisioterapia:
- História recente de quedas
- Diminuição de força 
- Dificuldade em realizar movimentos completos 
- Dificuldade ao caminhar
- Dor musculoesquelético (dor nos músculos e/ou nos “ossos”)
- Dificuldade em realizar as atividades diárias (higiene pessoal, alimentação, transferência)
- Diminuição do equilíbrio
- Paciente acamado (evita complicações)

A cinesioterapia (terapia pelo movimento), na qual o fisioterapeuta é um especialista, mostra-se como um dos recursos mais importantes na prevenção e no tratamento da imobilidade e da instabilidade postural, diminuindo, conseqüentemente, a vulnerabilidade a quedas, por exemplo, que representam uma das maiores causas de hospitalização para essa população.

A utilização da cinesioterapia tem demonstrado que o movimento exerce grande influência sobre o organismo do idoso. É uma possibilidade de prevenir ou postergar doenças e incapacidades funcionais e um importante recurso de tratamento para a recuperação, a manutenção ou a adaptação às patologias já existentes.
O movimento é um fator de auto-conhecimento e pode contribuir para melhorar a auto-estima e aumentar a capacidade de auto-cuidado. Dessa forma, possibilita a descoberta de novas perspectivas e amplia a participação social do idoso.

Além dos tratamentos convencionais que a fisioterapia oferece, pode ser trabalhado atividades lúdicas com bolas, jogos, brincadeiras e outros, de forma aestimular o uso da memória, concentração, melhora dos movimentos, dos reflexos e equilíbrio.

São orientados também sobre a necessidade de exercícios diários e, em casos mais avançados, sobre a importância do posicionamento do idoso no leito, da troca de decúbito e da prevenção contra problemas respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário