quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FISIOTERAPEUTA EM ACADEMIA

Achei essa entrevista interessante, e os Fisioterapeutas tem que ter argumento para estar nas academias.

Entrevista com o Fisioterapeuta: 
Prof. Eduardo Aldegheri Paschoal, CREFITO 69-618 F/SP, graduado em Fisioterapia pela PUC Campinas e em Educação Física pela Unicamp, especializou-se em Fisioterapia Músculo-esquelética pela Universidade Gama Filho/RJ. Com atuação nas áreas de RPG, Pilates, Acumpuntura e Terapias Manuais. Atualmente é chefe do Departamento de Fisioterapia do Guarani Futebol Clube e também fisioterapeuta da academia Chris Sports. Em seqüência, comenta aspectos importantes a respeito da fisioterapia em academias de ginástica:

O que um fisioterapeuta faz em uma academia?
Prof. Eduardo: Atuando também na área da saúde, o fisioterapeuta é responsável pela reabilitação do indivíduo, num contexto em que o exercício é apenas uma das ferramentas utilizadas pela fisioterapia. E dentro de uma academia, contamos com uma série de recursos interessantes – muitas vezes inexistentes numa clínica convencional. Quem sai ganhando é o próprio paciente, que conta com uma equipe multi-disciplinar em um único lugar.

Que alunos precisam do seu acompanhamento?
Prof. Eduardo: Em geral aqueles que se queixem de dores musculares ou articulares prolongadas. Portadores de desvios posturais severos ou pós-operatórios com restrições médicas parciais também fazem parte dos pacientes mais freqüentes de um consultório dentro da academia.
Além de exercícios, nossos tendões e ligamentos necessitam de outros cuidados no dia-a-dia?
Prof. Eduardo: De uma maneira geral, exercícios sistemáticos são mais do que suficientes para uma boa proteção dos nossos tendões e ligamentos. Mencionaria apenas atenção especial aos casos de desvios posturais relevantes, que sobrecarregam articulações. Nestes casos, técnicas complementares da fisioterapia podem auxiliar bastante, como por exemplo a Reeducação Postural Global (RPG).
A dor muscular é realmente uma resposta natural do exercício? Qual é a hora de procurar um fisioterapeuta?
Prof. Eduardo: Sim, a dor muscular é uma resposta natural. E o significado dela traduz a adaptação do organismo ao estímulo proporcionado pelo exercício. Embora bastante comum na retomada de um programa ou mesmo na alteração de sobrecargas, a dor muscular “normal” apresenta 2 características importantes: intensidade leve/ moderada e duração de até 72 horas, ocasião em que se inicia a redução gradativa do incômodo. Qualquer situação que envolva dor com características diferentes, indica a necessidade de uma investigação por parte de um fisioterapeuta.

Afinal de contas, estalos nas articulações são normais ou devem causar preocupação?
Prof. Eduardo: Realmente os estalos nas articulações são muito comuns e acontecem geralmente no momento em que um determinado tendão se sobrepõe ao outro. Entretanto, se o estalo vier acompanhado de dor ou de algum tipo de restrição de movimento, não hesite em procurar um fisioterapeuta.
Você daria alguma dica para evitar lesões durante uma sessão de exercícios?
Prof. Eduardo: Siga corretamente as orientações do professor de educação física que o acompanha no momento do exercício, descanse corretamente entre as sessões diárias e esteja atento à alimentação. Hidrate-se muito bem durante o treinamento e mantenha atualizado o seu check-up cardiológico. E lembre-se: o exercício deve proporcionar bem-estar – em caso de dor, comunique imediatamente o profissional responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário