terça-feira, 28 de agosto de 2012

EFEITO DO ALONGAMENTO SOBRE A ATIVIDADE DOS MÚSCULOS INSPIRATÓRIOS NA DPOC


Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) tem por característica a obstrução lenta e progressiva das vias aéreas, promovendo a limitação ao fluxo expiratório e o aumento da resistência das vias aéreas, além de gerar sobrecarga muscular inspiratória e aumento da carga elástica, decorrente das mudanças na arquitetura do tecido pulmonar, e do volume residual do pulmão (hiperinsuflação). 

A hiperinsuflação exerce efeito marcante sobre o padrão de recrutamento dos músculos respiratórios, podendo alterar profundamente a mobilidade da parede torácica e a atuação dos demais músculos inspiratórios.

Embora os programas de reabilitação pulmonar de maneira geral não incluam o alongamento dos músculos acessórios, este pode vir a ser um meio de intervenção capaz de colocar em vantagem os músculos que atuam sobre a caixa torácica, melhorando, assim, o seu desempenho.

Os efeitos advindos do alongamento muscular podem ser observados a partir da expansibilidade torácica, do padrão respiratório, da força e da atividade muscular respiratória, entre outros.

Quanto à avaliação da atividade dos músculos respiratórios, a eletromiografia de superfície (EMGS) tem sido utilizada na investigação do funcionamento do tecido muscular e reflete a soma algébrica espacial ou temporal dos potenciais de ação das unidades motoras ativas (despolarização do sarcolema) durante a contração muscular, propiciando a obtenção de resultados qualitativos e quantitativos sobre o funcionamento do tecido muscular.

Nesse sentido, este estudo teve por objetivo analisar a mecânica respiratória e a atividade elétrica dos músculos escaleno, esternocleidomastóideo, trapézio superior e peitoral maior por meio de perimetria torácica, ventilometria, manovacuometria e EMGS, após um programa de alongamento muscular em pacientes portadores de DPOC.

Este estudo evidenciou mudanças dos perímetros torácicos após o alongamento de alguns músculos respiratórios, levando-nos a refletir acerca da importância do desenvolvimento de trabalhos que venham a comprovar a eficácia dessa técnica (alongamento muscular) sobre a mecânica respiratória dos pacientes com DPOC.

Tais resultados apontaram melhora significativa por meio dos parâmetros utilizados. Nesse sentido, sugerimos novos estudos sobre o assunto valendo-se de outras metodologias, com o objetivo de propiciar maior aprofundamento científico para utilização dos alongamentos musculares e proporcionar maiores benefícios aos pacientes que apresentam distúrbios da mecânica respiratória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário