segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REABILITAÇÃO FUNCIONAL - Método de prevenção de saúde

A REABILITAÇÃO FUNCIONAL é um processo global e contínuo destinado a corrigir a incapacidade e a conservar, a desenvolver ou a restabelecer as aptidões e capacidades da pessoa para o exercício de uma atividade considerada normal. Todas essas capacidades são baseadas em movimentos globais, nenhuma é realizada de forma isolada.

Por isso, para que a reabilitação seja mais eficiente, os exercícios funcionais envolvem a reabilitação e estabilização muscular do CORE (abdômen, costas, no pescoço e escapula, em volta da pélvis, quadril, adutores e glúteos).São utilizados os seguintes métodos na REABILITAÇÃO FUNCIONAL:

- O MÉTODO PILATES -

O Método Pilates é um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, proporciona bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

O Método Pilates tem como objetivo fortalecer os músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo. Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.


O sistema tem diversas influências, entre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Ao longo dos anos, alunos do próprio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições. Citam-se, como exemplos, o aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, o aprimoramento de equipamentos e a invenção de novos aparelhos.

"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Joseph Pilates, 1934.

- TREINAMENTO FUNCIONAL -

O nome Treinamento Funcional pretende ser auto-explicativo. Traduzido do original em inglês, esse conceito de preparação física tem por objetivo estar conectado à funcionalidade dos movimentos ou atividades. Tem a ver com aprimorar a capacidade funcional do indivíduo nas atividades que lhe são próprias e específicas.

Surgido como uma nova vertente do treinamento esportivo de alto rendimento no começo dos anos 90, no início era um apanhado de técnicas oriundas da Reabilitação, Atletismo, Levantamento de Peso, Ginástica Olímpica e estratégias de condicionamento encontradas nas mais diversas atividades esportivas.

Hoje evoluiu para um conceito de treino mais amplo e abrangente que se destina não só ao atleta, mas principalmente ao indivíduo comum, que encontra nessa forma não convencional de treinar uma alternativa para ganhar massa muscular, perder peso, sentir-se mais disposto e melhorar a desempenho nas atividades que realiza de forma mais específica, motivante e eficiente.

- MÉTODO STS (CINESIOTERAPIA CONTRA-RESISTIDA) -

O Método STS (Strength Training Strategies) é uma técnica de treinamento de força, e seus fundamentos podem ser utilizados nos diversos campos de atuação das ciências que norteiam o movimento humano.O que caracteriza o Método STS é que o mesmo se vale da monitorização contínua da frequência cardíaca enquanto o paciente realiza padrões de exercícios funcionais, não permitindo que a frequência cardíaca fique abaixo ou acima da faixa de tratamento.

INDICAÇÃO: A principal característica do método está em permitir que indivíduos atletas e sedentários, ou clinicamente sedentários, obtenham um perfil trófico muscular de aspecto funcional. Isto quer dizer que, na realidade, se os mesmos se encontram com uma capacidade de trofismo e força abaixo do normal, o método procura exclusivamente normalizá-los.

Promove qualidade de vida, sua aplicação permite ganho de força muscular, melhora da flexibilidade, diminuição do percentual de gordura, com acompanhamento nutricional ortomolecular e fisioterapêutico.

METODOLOGIA

Atendimentos com duração de 1 hora, orientada por Fisioterapeuta, direcionada para o público que necessita de reabilitação e condicionamento físico:
  1. Fisioterapia em Cardiologia e Pneumologia: Cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório;
  2. Fisioterapia do Trabalho: Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho (DORT's);
  3. Fisioterapia Esportiva: Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas;
  4. Grupos Especiais: Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física. Indústria de equipamentos. Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia;
  5. Reumatologia: Tratar patologias progressivas que afetam o sistema conjuntivo, conhecidas como crônico-degenerativas, tais como: artrite reumatoide, artrose, osteoporose, osteoartrose, entre outras.
  6. Ortopedia e Traumatologia: Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo;
A prescrição do tratamento é individualizada, tendo total acompanhamento.
Nosso programa abrange o treinamento de todos os COMPONENTES e VALÊNCIAS das modalidades, sempre adequando as atividades ao cliente.

Componentes do Programa de Reabilitação Funcional
  1. Reabilitação do Core
  2. Reabilitação Diafragmática
  3. Reabilitação de equilíbrio estático e dinâmico
  4. Reabilitação de Força Muscular (força e potência)
  5. Reabilitação de Flexibilidade
  6. Re-condicionamento Aeróbio
CONTAMOS COM:
  • Avaliação Físico-Funcional;
  • Monitorização da Freqüência Cardíaca durante as atividades;
Venha conhecer nosso trabalho:
FISIOHEALTH CLINICA DE FISIOTERAPIA
Rua José Celso Cláudio, 571 - Jardim Camburi - Vitória ES
Tel: 027 3337.9801
E-mail: fisio_health@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário