domingo, 2 de setembro de 2012

Fisioterapia em praticantes de atividade física


Muito se fala de lesões em atletas de alto nível como em jogadores de futebol, porém aquelas pessoas que praticam algum tipo de atividade física aos sábados e domingos, os chamados atletas de fim de semana, estão mais susceptíveis a lesões. Isso se explica porque os atletas de final de semana dificilmente estão preparados para a realização de atividades que requerem alta performance e geralmente não estão bem condicionados fisicamente para isso.

Além disso, a falta de orientação sobre a intensidade das atividades, bem como a realização inadequada e sem supervisão dos exercícios de alongamento e fortalecimento é determinante para o aparecimento de dores em geral e até lesões mais graves. 

Para os atletas de fim de semana a fisioterapia atua tanto de forma preventiva, com orientações e intervenções através de exercícios de alongamento, fortalecimento muscular específico a prática esportiva, propriocepção e pliometria, quanto naqueles casos em que a lesão já está instalada, proporcionando assim uma atividade segura e com riscos mínimos à saúde.


O principal objetivo do fisioterapeuta nesses casos é prevenir o aparecimento da lesão e, quando já instalada, recuperá-la sempre levando em conta o hábito e a prática esportiva desenvolvida pela pessoa. Entre as lesões mais comuns estão luxações, tendinites, contusões, entorses, distensões e lesões musculares, rupturas de tendão e ligamento e fraturas. 

Além disso, é importante que se faça uma avaliação fisioterapêutica com intuito de observar possíveis desequilíbrios musculares, instabilidades articulares, déficit de equilíbrio e postura que podem interferir diretamente na performance e saúde do atleta de final de semana.

Dr. Fábio Chittero Boldrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário