terça-feira, 26 de junho de 2012

A importância da Respiração no nosso corpo


Manter o corpo alinhado é um requisite básico para uma boa respiração. O inverso também é verdadeiro – respirar corretamente é uma grande arma contra desvios posturais e psicomotores. Pode parecer um desafio de lógica, mas à medida que a compreensão dos mecanismos fisiológicos e anatômicos do corpo aumenta, é possível perceber que não se trata do que vem antes, mas do que está trabalhando de forma integrada no seu corpo.

Um padrão respiratório bem ancorado á a base para quem pratica meditação, ioga, canto, dança, teatro, esportes e, claro, Pilates. Independente de práticas corporais ou de êxtase, ela é de relevância óbvia e vital para que o corpo realize as trocas gasosas com o meio ambiente, nutrindo nossas células, nossos órgãos e nossos tecidos com oxigênio e eliminando o gás carbônico, além de atuar no equilíbrio psicomotor e emocional.

Quando a respiração vira um ato apressado e superficial, muitos problemas físicos e emocionais podem se manifestar, como ansiedade, estresse, dificuldades de concentração, desvios no sistema locomotor, má postura, desequilíbrios de força e flexibilidade e até deformidades no tórax. Da mesma forma, quando se descuida da postura corporal ou se adquirem vícios motores, a respiração pode ser afetada e sofrer diversos tipos de patologias; afinal, não podemos esquecer que a caixa torácica é o espaço que protege, limita e contém todo esse processo, e o que quer que comprima ou altere a integridade desse local pode prejudicar a eficiência do que ocorre ali.

Por outro lado, quando o ato de respirar ganha atenção consciente e, um nível acima disso, quando a respiração completa e profunda vira o padrão natural da pessoa, percebem-se ganhos na consciência corporal, na fluência dos movimentos e a postura, além de maior serenidade e confiança.



Texto extraído da REVISTA OFICIAL PILATES – Ano 1 – N° 5, pág.: 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário