domingo, 22 de abril de 2012

ESPECIALISTAS LISTAM EXERCÍCIOS MAIS INDICADOS AS NECESSIDADES DE CADA PERFIL, PARA ABANDONAR DE VEZ O SEDENTARISMO.


Há anos, o sedentarismo é uma preocupação de saúde pública. Mas os hábitos da vida moderna têm fechado o cerco em volta dos que ainda não acreditam que a prática de exercícios é supérflua.

Por isso, os educadores físicos Marcelo Cabral, Cláudio Gil e Cláudio Domênico dão dicas para auxiliar a escolher a melhor opção de exercício para o tipo de pessoa.

HOMENS
Musculação – “A vaidade masculina está na massa muscular”, diz Marcelo Cabral.

MULHERES
Corrida ou Ciclismo – “As atividades aeróbias são a primeira opção para quem quer controlar o percentual de gordura”, diz Cabral.

CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS
Todos os esportes. Segundo Cabral, nesta fase é muito importante variar as atividades para experimentar o máximo de movimentos e adquirir repertorio motor, fundamental para um bom desenvolvimento da coordenação e auxiliar na cognição.
Se tiver que escolher um esporte, opte pela natação, que envolve condicionamento e coordenação, além de aumentar a segurança no mar e na piscina.

ADOLESCENTE
Musculação – é na adolescência que ocorre o pico de mineralização óssea e a musculação contribui bastante.

IDOSOS
Marcelo Cabral sugere a musculação para enfrentar a perda de massa muscular, que leva a diminuição da força e da condição aeróbia, diminui a autonomia e pode contribuir para a aceleração de doenças metabólicas.

SOBREPESO
O melhor é combinar exercícios e orientação nutricional. As pessoas com sobrepeso têm que ter calma, buscar perda de peso de forma lenta e gradual, e tomar cuidado para não se lesionarem. Cabral recomenda spinning ou qualquer outra prática aeróbia que não tenha muito impacto, como ciclismo, caminhada e natação.

OBESOS
Caminhada – é preciso ter grande gasto calórico no obeso por conta do próprio peso corporal. Não requer nenhum tipo de estrutura especial e pode ser incorporada facilmente na rotina de vida, destaca Cabral.

ASMÁTICOS
Segundo Domênico, fora das crises a atividade física é recomendada. Se você é portador de asma brônquica e deseja praticar esporte, converse antes com seu médico. Uma boa opção é a natação.
O asmático precisa de um tempo maior tanto de aquecimento, quanto na diminuição da intensidade após o exercício e um cuidado maior em ambientes frios e secos. A presença de um professor, e a característica individual desse esporte facilitam o controle.

CARDIACOS
Para este grupo, antes de iniciar suas atividades físicas, deve ser submetido a exames e avaliado por um cardiologista. Uma boa opção é usar bicicleta, mas com liberação médica. Ela é mais segura porque a resposta cardiovascular é menor.

SEDENTÁRIOS
Cabral propõe musculação ou pilates, que oferecerão orientações e progressão individualizadas.

Adaptado do Jornal A TRIBUNA – Vitória ES
Domingo, 22 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário