sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Com exercícios físicos é possível chegar aos 100 anos de idade com qualidade de vida.


No último dia 11 de novembro, o Hospital São Cristóvão promoveu o IV Simpósio PRO Ativa –Programa de Reabilitação e Orientação Ativa, voltado para temas que envolvem a Longevidade, debatendo novas tendências em Saúde a caminho dos 100. Uma das palestras do evento foirealizada pela Dra. Janise Lana Leite (CRM/SP 126.876), médica geriatra com especialização emfisiologia do exercício e treinamento resistido na saúde, doença e no envelhecimento.


De acordo com a Dra. Janise, é possível chegar aos 100 anos com qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos. “Hoje sabemos que o estilo de vida responde por 80% do processo de envelhecimento. Por este motivo, adotar hábitos saudáveis e praticar atividade física é a grande receita para se chegar aos 100 anos de idade com a independência funcional que garantirá uma boa qualidade de vida”, explica a geriatra.


A médica explica que independência funcional é a capacidade de realizar tarefas diárias sem depender da ajuda de outros. A partir dos 80 anos, para muitos idosos torna-se um verdadeirodesafio subir alguns degraus sozinhos, vestir-se, amarrar os sapatos, tomar banho, caminhar e usartransporte coletivo. “De maneira bastante simplificada, se conseguirmos chegar à idade avançadacom independência funcional garantida teremos melhor qualidade de vida” resume a especialista.


Diretora médica da academia Estação do Exercício e Saúde, especializada em musculação paraidosos, Dra. Janise explica que a atividade física retarda o envelhecimento e previne ou melhora ocontrole de uma serie de doenças crônicas, incluindo diabetes, hipertensão e colesterol elevado.“Hoje em dia o conhecimento médico sobre os efeitos do sedentarismo é bastante amplo: sabemosque a vida sedentária contribui para redução da imunidade e do metabolismo, reduz a capacidadepulmonar e cardiovascular, reduz a força física e aumenta o risco de quedas, entre outros problemasenfrentados pela população da terceira idade sedentária” afirma.


Por outro lado,o idoso que realiza exercícios físicos readquire a independência de movimentos,amplia sua disposição para atividades sociais, melhora seu estado emocional e volta a sentir-se útil.Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação ou bicicleta são apropriados. Exercícios de forçacomo a musculação também são indicados, desde que realizados com acompanhamento deprofissionais especializados. Da mesma forma, uma série bem preparada para idosos devecontemplar também exercícios de flexibilidade. Os exercícios são orientados de acordo com acapacidade física e funcional de cada indivíduo.


A orientação da Dra. Janise para a plateia do Hospital São Cristóvão terminou com um convite: “sevocê se convenceu da importância da atividade física para o seu futuro, o melhor dia para começar éhoje!”.


- - - - - - - -
Dra. Janise Lana Leite (CRM/SP 126.876), é médica geriatra com especialização em fisiologia doexercício e treinamento resistido na saúde, doença e no envelhecimento, e Diretora Médica daAcademia Estação do Exercício e Saúde – especializada em musculação para idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário