domingo, 8 de maio de 2011

TREINAMENTO EM SUSPENSÃO

O treinamento em suspensão é uma moderna forma de realização do treinamento funcional, por proporcionar a instabilidade tanto para membros superiores quanto inferiores, além de ser uma excelente ferramenta para o treinamento da região central do corpo, o CORE.
O CORE é composto por 29 músculos que se inserem no complexo Lombar-Pelve-Quadril. Estes músculos são divididos em estabilizadores e de movimento, e necessitam de um treinamento específico com movimentos integrados, multiplanares e que exijam aceleração, desaceleração e estabilização, sendo este o principal conceito do Treinamento Funcional. O Treinamento em Suspensão constrói um CORE forte com exercícios de equilíbrio e coordenação.

Melhorar a força e a eficiência do CORE está relacionado à prevenção de lesões, melhora da postura e aumento da força geral.

TREINAMENTO TRADICIONAL X TREINAMENTO SUSPENSO
Hoje em dia, muitas pessoas trabalham em escritórios, têm longas jornadas de trabalho, usam mais a tecnologia e atividades automáticas, fazendo-as mover-se menos no seu dia-a-dia. Este novo cenário produz mais inatividade e pessoas não-funcionais aumentando as incidências de lesões como: dor nas costas, lesões de joelho, doenças crônicas na população adulta e lesões musculoesqueléticas. Por isso, este perfil da sociedade atual necessita de considerações especiais na elaboração de seus treinamentos. 
No Treinamento Tradicional ocorre uma divisão dos músculos, onde cada um é trabalhado separadamente, mas quando analisamos os movimentos do dia a dia e também dos esportes, percebemos que nem um é executado de forma isolada, existe sempre a integração de vários músculos e articulações.

Já o Treinamento Suspenso é conceitualizado em um programa de treinamento voltado para uma sociedade que tem desequilíbrios estruturais físicos e por isso suscetível a lesões. É um processo de programação que sistematiza o progresso de qualquer cliente para qualquer objetivo. Embasado em uma progressão sistemática que permite que qualquer cliente adquira níveis ótimos fisiológicos, físicos e adaptações específicas.
O Treinamento Suspenso enfatiza o corpo trabalhar em todos planos de movimento. Trabalha as ações musculares nas fases concêntricas, excêntricas e isométricas.
Cria uma habilidade de o corpo estabilizar-se e equilibrar-se. Os movimentos seguem uma evolução neural, partindo dos mais simples para os mais complexos e exige que o corpo trabalhe como um todo.
Retirado e adaptado de: HOME GYM - Treinamento Suspenso - Fabiano Malheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário