quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alongamento diminui ansiedade, estresse e depressão


Alongamentos são exercícios físicos para desenvolver ou manter a flexibilidade, que por sua vez é definida como amplitude máxima numa determinada articulação, sem que ocorra lesão. Os alongamentos devem ser feitos com consciência e orientação profissional, pois apresentam funções específicas, como redução de encurtamentos musculares; melhora da circulação; melhora da postura; diminuição das tensões; redução de nódulos musculares que provocam dores e outras.

O alongamento produz um estado de relaxamento importante para diminuir a tensão muscular que aumenta com a ansiedade, o estresse e a depressão. É muito comum utilizarmos o alongamento para se aquecer antes de uma atividade mais intensa, ou para relaxar a musculatura trabalhada, após os exercícios. Os dois momentos estão certos. Verifique o seu objetivo e siga então algumas sugestões para os treinos de alongamento ou para os de flexibilidade.

Como fazer alongamentos?

  1. Inicie sempre com alongamentos de leve tensão e progrida gradativamente;
  2. Se estiver frio, você pode optar por começar com uma atividade cíclica - exemplos: caminhada, trote, corrida leve - o que vai aumentar a circulação, para depois alongar-se (uma vez que a temperatura nas extremidades é sempre mais baixa que a temperatura central corporal);
  3. Tente trabalhar sempre o maior número de ângulos das articulações;
  4. Os alongamentos devem ser feitos com freqüência, todos os dias se possível, como prevenção do encurtamento muscular, dores no corpo e problemas posturais;
  5. Podem ser feitos a qualquer hora, porém de manhã, ajuda a 'despertar' o corpo para as atividades do dia;
  6. Qualquer pessoa de qualquer idade, se beneficia com os alongamentos, desde que respeitadas as características de cada indivíduo ao montar o programa, porém os progressos serão maiores em pessoas ativas, comparando-se com as sedentárias;
  7. Um treino de alongamento para ganho de flexibilidade deve ser feito em sessões específicas, por um tempo maior, de preferência alternando com treinos exaustivos (caso haja);
  8. Não espere nem tente desenvolver flexibilidade de uma hora para outra;
  9. Converse com o professor, para intercalar com sessões de consciência corporal;
  10. Dê prioridade à conscientização e ajuste das posturas, para depois aumentar a amplitude dos movimentos;
  11. Aprenda a relaxar, sem sair da postura correta, respire profunda e lentamente concentrando-se no músculo que está sendo alongado.

No começo de um programa de flexibilidade, é comum uma dor tardia (até o dia seguinte), mas não muito forte ou incapacitante. 
Ela pode se manter por 24 a 36 horas e depois ir diminuindo e desaparecer, permitindo assim outra sessão de alongamento.
Se a dor perdura por mais dias, é provável que tenha ocorrido lesões por excesso de tensão na tentativa de alcançar altos índices de flexibilidade.
Assim será necessário um tempo maior para regeneração do tecido.
Deve-se então observar o programa de alongamento e caso necessário, modificar os exercícios, identificando os pontos de dor e as características de cada um.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

EXERCÍCIOS REGULARES = QUALIDADE DE VIDA


Ter vida longa, com uma boa qualidade de vida é o que todos procuram. Afinal, de nada adianta viver muito tempo sem poder se locomover facilmente por falta de condicionamento físico, ou não conseguir amarrar o próprio sapato por falta de flexibilidade, além de muitas outras coisas que uma pessoa idosa e sedentária não consegue fazer.

Aí entra em questão o fator manter-se ativo. Fundamental para se e de forma saudável. É clara a diferença (em todos os sentidos) de uma pessoa sedentária e de uma pessoa que praticou e pratica esportes regularmente. Na grande maioria dos casos a pessoa que pratica esportes tem uma qualidade de vida muito melhor do que a sedentária.

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês, mas durante toda a vida. A saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar através da prevenção do surgimento de algumas doenças.

Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:
  1. As pessoas ativas têm vida mais intensa e apresentam mais vigor. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
  2. Uma pessoa ativa tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e a mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
  3. O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
  4. A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade no quesito respiração.
  5. A atividade física melhora a postura e a flexibilidade, fundamental para as atividades do dia-a-dia.
  6. A atividade física também ajuda a combater os maus hábitos como o fumo, por exemplo.
  7. O indivíduo ativo possui maior resistência às doenças.

Na ausência de exercícios físicos diários, o corpo se torna depósito de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, os músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida, mas, independentemente disto, é possível recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

Algumas atividades são muito importantes como a musculação, os exercícios aeróbios e os alongamentos. Mas se você não gosta de alguma destas atividades, faça aquela que você sinta prazer, caso contrário esta não será duradoura.