quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NOS DIAS DE HOJE

Afinal, por que a Fisioterapia se faz cada vez mais importante?

Hoje em dia a fisioterapia é de suma importância, pois ela atua no pré cirúrgico, pós-cirúrgico, em casos terminais, ortopédicos, pediátrico, geriátrica  neurológico, clínicas estéticas, entre outras.

Em todas essas aéreas a fisioterapia é indispensável  pois ela irá promover a melhora no quadro clínico do paciente, melhorando a qualidade  de vida. Se o paciente não realiza fisioterapia após um pós-cirúrgico, uma fratura, uma mastectomia  entre outras ela não vai ter um resultado bom, porque seu membro afetado não vai ter o mesmo movimento que antes, podendo ficar sequelas, e ainda em pacientes neurológicos o paciente pode ficar mais atrofiado.

E não necessariamente nesses casos acima, no caso dos pacientes idosos a fisioterapia melhora o equilíbrio evitando quedas, na deambulação evitando perca de equilíbrio, no aumento da força muscular, nas atividades da vida diária e assim podendo melhorar sua qualidade de vida.

A fisioterapia é importante também em crianças que ja nascem com algum problema neurológico, pois quanto mais você realiza fisioterapia, você estará evitando atrofia muscular,limitações de movimentos, se paciente não anda, irão trabalhar para que ele consiga a andar. Se não realizar a fisioterapia vai continuar sempre no mesmo lugar, e a doença só irá progredir, ou seja, a fisioterapia auxilia a minimizar e a corrigir os problemas.

A fisioterapia também é vista em empresas que se preocupam com seus funcionários, devido ficar muito tempo na mesma posição em frente do computador, de pé em frente às máquinas. Nelas é realizado um trabalho de ergonomia do trabalho realizando também ginástica laboral a qual ajuda os funcionários a relaxarem durante o período de trabalho.

Portanto, sempre que necessitar de um fisioterapeuta, aproveite. Você deve estar com problemas e a ajuda de um fisioterapeuta é essencial para o seu bem-estar. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REABILITAÇÃO FUNCIONAL - Método de prevenção de saúde

A REABILITAÇÃO FUNCIONAL é um processo global e contínuo destinado a corrigir a incapacidade e a conservar, a desenvolver ou a restabelecer as aptidões e capacidades da pessoa para o exercício de uma atividade considerada normal. Todas essas capacidades são baseadas em movimentos globais, nenhuma é realizada de forma isolada.

Por isso, para que a reabilitação seja mais eficiente, os exercícios funcionais envolvem a reabilitação e estabilização muscular do CORE (abdômen, costas, no pescoço e escapula, em volta da pélvis, quadril, adutores e glúteos).São utilizados os seguintes métodos na REABILITAÇÃO FUNCIONAL:

- O MÉTODO PILATES -

O Método Pilates é um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, proporciona bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

O Método Pilates tem como objetivo fortalecer os músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo. Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.


O sistema tem diversas influências, entre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Ao longo dos anos, alunos do próprio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições. Citam-se, como exemplos, o aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, o aprimoramento de equipamentos e a invenção de novos aparelhos.

"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Joseph Pilates, 1934.

- TREINAMENTO FUNCIONAL -

O nome Treinamento Funcional pretende ser auto-explicativo. Traduzido do original em inglês, esse conceito de preparação física tem por objetivo estar conectado à funcionalidade dos movimentos ou atividades. Tem a ver com aprimorar a capacidade funcional do indivíduo nas atividades que lhe são próprias e específicas.

Surgido como uma nova vertente do treinamento esportivo de alto rendimento no começo dos anos 90, no início era um apanhado de técnicas oriundas da Reabilitação, Atletismo, Levantamento de Peso, Ginástica Olímpica e estratégias de condicionamento encontradas nas mais diversas atividades esportivas.

Hoje evoluiu para um conceito de treino mais amplo e abrangente que se destina não só ao atleta, mas principalmente ao indivíduo comum, que encontra nessa forma não convencional de treinar uma alternativa para ganhar massa muscular, perder peso, sentir-se mais disposto e melhorar a desempenho nas atividades que realiza de forma mais específica, motivante e eficiente.

- MÉTODO STS (CINESIOTERAPIA CONTRA-RESISTIDA) -

O Método STS (Strength Training Strategies) é uma técnica de treinamento de força, e seus fundamentos podem ser utilizados nos diversos campos de atuação das ciências que norteiam o movimento humano.O que caracteriza o Método STS é que o mesmo se vale da monitorização contínua da frequência cardíaca enquanto o paciente realiza padrões de exercícios funcionais, não permitindo que a frequência cardíaca fique abaixo ou acima da faixa de tratamento.

INDICAÇÃO: A principal característica do método está em permitir que indivíduos atletas e sedentários, ou clinicamente sedentários, obtenham um perfil trófico muscular de aspecto funcional. Isto quer dizer que, na realidade, se os mesmos se encontram com uma capacidade de trofismo e força abaixo do normal, o método procura exclusivamente normalizá-los.

Promove qualidade de vida, sua aplicação permite ganho de força muscular, melhora da flexibilidade, diminuição do percentual de gordura, com acompanhamento nutricional ortomolecular e fisioterapêutico.

METODOLOGIA

Atendimentos com duração de 1 hora, orientada por Fisioterapeuta, direcionada para o público que necessita de reabilitação e condicionamento físico:
  1. Fisioterapia em Cardiologia e Pneumologia: Cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório;
  2. Fisioterapia do Trabalho: Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho (DORT's);
  3. Fisioterapia Esportiva: Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas;
  4. Grupos Especiais: Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física. Indústria de equipamentos. Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia;
  5. Reumatologia: Tratar patologias progressivas que afetam o sistema conjuntivo, conhecidas como crônico-degenerativas, tais como: artrite reumatoide, artrose, osteoporose, osteoartrose, entre outras.
  6. Ortopedia e Traumatologia: Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo;
A prescrição do tratamento é individualizada, tendo total acompanhamento.
Nosso programa abrange o treinamento de todos os COMPONENTES e VALÊNCIAS das modalidades, sempre adequando as atividades ao cliente.

Componentes do Programa de Reabilitação Funcional
  1. Reabilitação do Core
  2. Reabilitação Diafragmática
  3. Reabilitação de equilíbrio estático e dinâmico
  4. Reabilitação de Força Muscular (força e potência)
  5. Reabilitação de Flexibilidade
  6. Re-condicionamento Aeróbio
CONTAMOS COM:
  • Avaliação Físico-Funcional;
  • Monitorização da Freqüência Cardíaca durante as atividades;
Venha conhecer nosso trabalho:
FISIOHEALTH CLINICA DE FISIOTERAPIA
Rua José Celso Cláudio, 571 - Jardim Camburi - Vitória ES
Tel: 027 3337.9801
E-mail: fisio_health@hotmail.com

sábado, 27 de outubro de 2012

Workshop em Quick Massage - Campo Grande - Cariacica

A Quick Massage é uma massagem dinâmica, rápida e eficiente que utiliza diversos recursos das massagens orientais, atuando diretamente no ponto de dores, estresse, dores musculares e no cansaço físico e mental. Esta técnica ocorre em uma cadeira projetada especialmente para garantir um alívio das tensões do dia a dia. A última grande descoberta é que esta metodologia de tratamento, associada aos funcionários, está diretamente atrelada aos negócios da empresa, sendo este tratada como objeto corporativo.


OBJETIVOS
Nosso workshop tem um caráter mais pratico, ou seja, você aprende de maneira mais direta a utilizar os diversos recursos manuais e técnicas de tratamento no tempo de 15 minutos, sendo eficaz em seu procedimento, além de estar apto a:
- Conhecer os efeitos fisiológicos da massagem;
- Saber as indicações do método;
- Aplicar as técnicas manuais da massagem.



PÚBLICO ALVO
Pessoas com interesse em ingressar na prática da massagem, estudantes e profissionais na area de Estética e Massagens Corporais.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  1. Introdução
  2. Vantagens
  3. A Cadeira
  4. Postura do Terapeuta
  5. Efeitos da Massagem
  6. Componentes da Massagem
  7. Movimentos Utilizados
  8. Sequencia da Massagem
  9. Finalização da Massagem

DATA: 04/11/2012
Horário: 09h - 18h
Carga horária: 08 horas
Vagas: 10
Investimento: R$ 180,00 (a vista)


LOCAL:
CENTRO TÉCNICO LUSIADAS
Endereço: Rua Mário Passos Costa, s/n, Campo Grande - Cariacica - ES
Ministrante: Maxwell Gurgel (Fisioterapeuta)
Maiores Informações: (27) 9993.4433 / 8121.4711 / 9233.5302

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Joseph Pilates e os benefícios do método pilates



O método Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920. Seu programa envolve condicionamento físico e mental e tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço, através da integração do movimento, a partir do centro estável e sinestesia realçada. O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.
O método Pilates tem como base um conceito denominado de contrologia (contrology). Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento. Para atingir os benefícios do Pilates e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica do Pilates utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
Para tanto, Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilíbrio desses dois mundos. Do Oriente, Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente. Do Ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e a força, a resistência e a intensidade de movimento. Essa mistura resultou no método Pilates, que hoje traz diversos benefícios para pessoas de todas as idades.
BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES
Como resultado do método Pilates, detecta-se benefícios relacionados à compreeensão do próprio corpo, como aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alivio de dores musculares.
Um dos princípios fundamentais do método Pilates é que a “casa de força” (Powerhouse, área abdominal localizada entre as costelas superiores e a pélvis, que envolve os músculos profundos da coluna e os centros de força do corpo) é o centro de todo movimento: quanto mais forte a casa de força, mais poderoso e eficiente é o movimento. Portanto, antes de cada exercício de Pilates, um centro é recrutado, empurrando delicadamente o umbigo e contraindo os músculos profundos do abdômen. O objetivo é manter o centro corporal estável enquanto os movimentos de braços e pernas são executados com precisão.
Os três músculos abdominais (o reto abdominal, os oblíquos externos e internos e o transverso abdominal) trabalham com os músculos da coluna para formar o centro de força. Os praticantes do método Pilates também incluem o assoalho pélvico (músculos utilizados para controlar o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, localizados na parte de baixo da pélvis) na “casa de força”. Fortalecer estes músculos nas pessoas idosas é importante, pois neste período a incontinência urinária e fecal é muito freqüente.
• ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE O MÉTODO PILATES:
O método Pilates melhora a postura e dores no corpo? Um dos objetivos mais importantes do método Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.
Quem dá as aulas de Pilates? No início, as aulas de Pilates eram ministradas por bailarinos que tinham aulas com o “pai” do Pilates, Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. Devido à consciência corporal, os bailarinos transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.
O método Pilates emagrece? Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.
Qual a diferença de Pilates e musculação? O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.
Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates? Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.
As perguntas e respostas foram retiradas do website do Instituto New Pilates. 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

10 dicas para tirar maior proveito da corrida ou caminhada



1. Faça um exame médico 
Antes de sair andando ou correndo por aí, consulte um cardiologista e um ortopedista. O primeiro vai analisar a quantas anda seu sistema cardiovascular e o segundo dará uma boa olhada no aparelho locomotor, observando, por exemplo, se os joelhos estão em boas condições para a atividade que você pretende fazer. Um bom professor de educação física costuma sugerir essas visitas aos especialistas, antes mesmo de planejar o treino propriamente dito. 

2. Invista em equipamentos de qualidade 
"Um par de tênis com sistema de amortecimento diminui o impacto da pisada e protege as articulações, ensina Ricardo Cury, ortopedista e professor do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. E, em vez de peças de algodão, prefira short e camiseta de tecido sintético, que facilitam a perda de calor, são mais leves e, por isso mesmo, mais confortáveis. 

3. Alongue-se 
Esse tipo de exercício é fundamental para aumentar a flexibilidade das pernas e preparar os músculos para a atividade física propriamente dita. Mas atenção com o alongamento depois da prática esportiva -- ele deve ser leve para não ultrapassar os limites do corpo. Lembre-se: após a atividade física, há um desgaste natural em todo o corpo. Então, se você não pegar leve no estica-e-puxa, podem ocorrer microlesões. 

4. Hidrate-se 
Quem pretende caminhar ou correr precisa criar o hábito de beber bastante água, até porque ela vai sendo perdida conforme nos exercitamos. E, em percursos mais longos, leve um cantil para não ficar com o tanque vazio. 

5. Escolha o melhor local e... 
Especialmente para quem está começando, um terreno muito duro, irregular ou íngreme contribui para problemas nas articulações. A pessoa força uma determinada região e pode, por exemplo, desenvolver uma tendinite ou uma torsão, explica Cláudio Pavanelli, fisiologista do esporte da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Por isso, prefira a grama ou até mesmo a esteira, se você ainda não está acostumado a dar voltas e voltas pelo bairro. Ah! os cantos de ruas, perto das valetas, geralmente são inclinados. Então, evite-os para não sofrer uma sobrecarga nos joelhos. 

6. ... o melhor horário 
Prefira os períodos do dia com temperatura mais amena. O calor excessivo acaba limitando seu treinamento. Outra coisa: é melhor sair por aí quando houver trânsito menos intenso. Assim, você faz seu exercício com mais segurança e menos poluição. Seus pulmões agradecem. 

7. Atenção na posição dos braços 
O ideal é que você deixe os antebraços paralelos ao solo. Isso quer dizer que, no plano, eles devem ficar em um ângulo de 90o em relação ao resto do corpo. Repare, porém, que, ao subir, a postura muda. Assim, você ganha equilíbrio, o que torna todos os outros movimentos mais harmônicos. 

8. Olha o sinal vermelho! 
Esse é um obstáculo inevitável para quem corre pelas ruas da cidade. E a ordem é não ficar parado. Por isso, quando não for possível prosseguir, dê pequenas voltas enquanto aguarda a luz verde. Ou vá até determinado ponto da calçada e retorne. 

9. Respire direito 
É simples assim: inspire pelo nariz e expire pela boca. Só que, ao imprimir um ritmo mais veloz ao exercício, acaba-se abrindo a boca na hora errada para levar mais ar para os pulmões. Isso pode ser evitado -- basta não acelerar mais do que o habitual. 

10. Tome um banho frio 
Após a atividade física, alongue-se levemente mais uma vez, como o recomendado no item 3, e fique embaixo da água em temperatura baixa. Uma ducha fria evita a inflamação dos músculos, relaxa a região e minimiza as dores, sugere Ricardo Cury.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA


O exercício físico é de extrema importância para todos os indivíduos para manutenção ou promoção de saúde, ou seja, aquele indivíduo que goza de plena saúde deve praticar exercícios físicos para que, no futuro, tenha menores probabilidades de que esses apareçam. E para quem já apresenta algum problema de saúde, podem achar na prática de exercícios físicos uma maneira de conviver com a doença com melhor qualidade de vida. Portanto, o indivíduo que se apresenta com obesidade e se submete a uma cirurgia bariátrica pode buscar um emagrecimento mais saudável se no pós-operatório praticar exercícios físicos.

Um programa de exercícios para ser completo deve ter:
  1. Trabalho aeróbio (caminhadas, pedalagem, hidroginástica)
  2. Trabalho de força (musculação)
  3. Trabalho de flexibilidade (alongamentos).

Este tipo de programa para pacientes no pós-operatório vai trazer benefícios, como:
  • Redução da Gordura Corporal - devido ao aumento do gasto energético e da consequente queima de calorias, ocorre uma maior diminuição das reservas de gordura corporal;

  • Diminuição da Perda de Massa Muscular - efeito esse de grande utilidade nos programas de emagrecimento, pois nesse processo, quando a perda de peso é muito drástica, pode haver uma diminuição da massa muscular;

  • Manutenção e Aumento do Metabolismo - decorrente do aumento de massa muscular, pois a mesma é responsável pela maior parte do metabolismo orgânico;

  • Minimização da Ansiedade e da Depressão - indivíduos com tendência a ansiedade e depressão são beneficiados pela liberação de substâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios. As endorfinas, aumentadas no organismo, ajudam na diminuição da hiperatividade.
  • Controle da Pressão Sanguínea - com o aumento da circulação e da quantidade de vasos sanguíneos, os exercícios físicos ajudam tanto no controle de pressão alta como baixa. Com um acompanhamento médico correto, exercícios físicos de baixa a moderada intensidade podem facilitar a manutenção de uma boa pressão arterial.

  • Melhoria da Função Cardiorrespiratória - o fortalecimento do coração e pulmão através do exercício físico é de extrema importância, pois o indivíduo obeso geralmente tem a função desses órgãos prejudicada.


Entre outros benefícios, esses são comuns a todos os indivíduos, sejam eles operados ou não. A partir desse momento (pós-operatório), precisa existir uma conscientização de que os hábitos alimentares vão mudar e, junto disso, deve haver mudança de ESTILO DE VIDA, no qual está incluída a prática de exercícios físicos, e isto é para o resto da vida, pois se o indivíduo voltar aos hábitos anteriores, a cirurgia pode não ter sucesso.

O Método STS (Strength Training Strategies) de Musculação Terapêutica é uma modalidade de Treinamento Físico que pode ser aplicada em qualquer tipo de indivíduo, desde atletas até pessoas comprometidas clinicamente, como diabéticos, cardiopatas, obesos, Idosos e até em funcionários de empresas.

Os exercícios desta metodologia possuem caráter funcional de movimento, isto é, estes movimentos são próprios para a atividade do corpo humano, e ideais para a manutenção da força e flexibilidade normais.

Para a prescrição de carga, leva-se em consideração a capacidade cardíaca de cada indivíduo, e a evolução dos exercícios são totalmente baseadas na freqüência cardíaca, personalizando o treinamento, diminuindo a margem de erros e acelerando o ganho de força e flexibilidade.

Desta forma, a monitorização contínua da freqüência cardíaca, e a execução de movimentos funcionais, caracterizam o método, em relação ao treinamento personalizado. 

Contato: Dr. Maxwell Gurgel
Fisioterapeuta - Método STS de Musculação Terapêutica & Assessoria Metabólica
Tel: (027) 9993.4433 / 9233.5302 / 8121.4711

E-mail: maxwellgurgel@yahoo.com.br


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RECONDICIONAMENTO MUSCULAR NA DPOC: PRINCIPAIS INTERVENÇÕES E NOVAS TENDÊNCIAS


Artigo do Dr.Victor Zuniga Dourado e Drª Irma Godoy

Sem dúvida, os componentes mais efetivos da reabilitação pulmonar são aqueles relacionados à atividade física como os exercícios aeróbios, os exercícios resistivos periféricos e respiratórios, além da associação destas duas modalidades. Atualmente há o interesse da comunidade científica em desenvolver terapias coadjuvantes com o intuito de maximizar os efeitos dos programas de condicionamento físico. 

Nesse sentido, a terapia com esteróides anabolizantes, começando a ser avaliada, e a ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR (EENM) e terapia com creatina, ainda incipientes, abrem novas perspectivas em relação às estratégias para o recondicionamento muscular esquelético em pacientes com DPOC.