domingo, 22 de abril de 2012

ESPECIALISTAS LISTAM EXERCÍCIOS MAIS INDICADOS AS NECESSIDADES DE CADA PERFIL, PARA ABANDONAR DE VEZ O SEDENTARISMO.


Há anos, o sedentarismo é uma preocupação de saúde pública. Mas os hábitos da vida moderna têm fechado o cerco em volta dos que ainda não acreditam que a prática de exercícios é supérflua.

Por isso, os educadores físicos Marcelo Cabral, Cláudio Gil e Cláudio Domênico dão dicas para auxiliar a escolher a melhor opção de exercício para o tipo de pessoa.

HOMENS
Musculação – “A vaidade masculina está na massa muscular”, diz Marcelo Cabral.

MULHERES
Corrida ou Ciclismo – “As atividades aeróbias são a primeira opção para quem quer controlar o percentual de gordura”, diz Cabral.

CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS
Todos os esportes. Segundo Cabral, nesta fase é muito importante variar as atividades para experimentar o máximo de movimentos e adquirir repertorio motor, fundamental para um bom desenvolvimento da coordenação e auxiliar na cognição.
Se tiver que escolher um esporte, opte pela natação, que envolve condicionamento e coordenação, além de aumentar a segurança no mar e na piscina.

ADOLESCENTE
Musculação – é na adolescência que ocorre o pico de mineralização óssea e a musculação contribui bastante.

IDOSOS
Marcelo Cabral sugere a musculação para enfrentar a perda de massa muscular, que leva a diminuição da força e da condição aeróbia, diminui a autonomia e pode contribuir para a aceleração de doenças metabólicas.

SOBREPESO
O melhor é combinar exercícios e orientação nutricional. As pessoas com sobrepeso têm que ter calma, buscar perda de peso de forma lenta e gradual, e tomar cuidado para não se lesionarem. Cabral recomenda spinning ou qualquer outra prática aeróbia que não tenha muito impacto, como ciclismo, caminhada e natação.

OBESOS
Caminhada – é preciso ter grande gasto calórico no obeso por conta do próprio peso corporal. Não requer nenhum tipo de estrutura especial e pode ser incorporada facilmente na rotina de vida, destaca Cabral.

ASMÁTICOS
Segundo Domênico, fora das crises a atividade física é recomendada. Se você é portador de asma brônquica e deseja praticar esporte, converse antes com seu médico. Uma boa opção é a natação.
O asmático precisa de um tempo maior tanto de aquecimento, quanto na diminuição da intensidade após o exercício e um cuidado maior em ambientes frios e secos. A presença de um professor, e a característica individual desse esporte facilitam o controle.

CARDIACOS
Para este grupo, antes de iniciar suas atividades físicas, deve ser submetido a exames e avaliado por um cardiologista. Uma boa opção é usar bicicleta, mas com liberação médica. Ela é mais segura porque a resposta cardiovascular é menor.

SEDENTÁRIOS
Cabral propõe musculação ou pilates, que oferecerão orientações e progressão individualizadas.

Adaptado do Jornal A TRIBUNA – Vitória ES
Domingo, 22 de abril de 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O QUE É REABILITAÇÃO FUNCIONAL?


A REABILITAÇÃO FUNCIONAL é um processo global e contínuo destinado a corrigir a incapacidade e a conservar, a desenvolver ou a restabelecer as aptidões e capacidades da pessoa para o exercício de uma atividade considerada normal. Todas essas capacidades são baseadas em movimentos globais, nenhuma é realizada de forma isolada.



Por isso, para que a reabilitação seja mais eficiente, os exercícios funcionais envolvem a reabilitação e estabilização muscular do CORE (abdômen, costas, no pescoço e escapula, em volta da pélvis, quadril, adutores e glúteos).







Componentes do Programa de Reabilitação Funcional
•      Reabilitação do Core
•      Reabilitação Diafragmática
•      Reabilitação de equilíbrio estático e dinâmico
•      Reabilitação de Força Muscular (força e potência)
•      Reabilitação de Flexibilidade
•      Re-condiconamento Aeróbio













Nosso programa abrange todos os COMPONENTES e VALENCIAS da Reabilitação Funcional, sempre adequando as atividades ao cliente.

Contamos com:
•      Avaliação Fisico-Funcional;
•      Monitorização Continua da Frequencia Cardíaca durante as atividades;
•      Atendimentos Indoor e Outdoor.

Venha conhecer meu trabalho:

-- 
Dr. Maxwell Gurgel
Fisioterapeuta (CREFITO-2/71.415-F) - Reabilitação Funcional
Telefone: 9993.4433 / 8121.4711

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dicas sobre exercícios para emagrecer


DICA NÚMERO 1: INTENSIDADE
Isso se refere ao seu nível de esforço durante o exercício. Mesmo que algumas pessoas ainda achem que se um exercício não seja doloroso ele não está fazendo nenhum bem, a teoria “sem dor, não há ganho” (no pain, no gain) não se aplica ao processo de queima de gordura.
Se você se exercitar em um nível de intensidade muito alto, seu corpo irá usar açúcar como fonte primária de energia. Para queimar gordura, você deve se exercitar a um nível moderado e confortável. Para se beneficiar ao máximo do exercício, focalize em duração e não em dificuldade.
A maneira mais comum de identificar se você está no nível de intensidade correto é checar seus batimentos cardíacos (pulsação) durante o exercício, já que o ritmo dos seus batimentos cardíacos são diretamente relacionados ao nível de intensidade com que você está se exercitando.
Você pode checar sua pulsação palpando a parte de dentro de seu pulso ou palpando seu pescoço. Simplesmente conte sua pulsação por 6 segundos e adicione um 0 a este número para achar seus batimentos por minuto – assim você não precisa parar de se exercitar durante um minuto inteiro.
Tente checar sua pulsação várias vezes durante o exercício para assegurar que você está na intensidade correta (diminua a velocidade ou até pare se precisar). Para identificar seu “batimento cardíaco alvo”, subtraia sua idade de 220 para determinar seu batimento cardíaco máximo. Depois pegue 65% deste número para determinar seu batimento cardíaco alvo mais baixo, e 80% para determinar seu batimento cardíaco alvo mais alto. Por exemplo, se você tem 30 anos de idade:
Cálculo da freqüência cardíaca ideal para emagrecer
220 – 30 = 190 (batimento cardíaco máximo)
190 x 0,65 = 124 (batimento cardíaco alvo mais baixo)
190 x 0,80 = 152 (batimento cardíaco alvo mais alto)
A maneira mais fácil e confiável de saber como estão seus batimentos cardíacos durante o exercício aeróbico é comprando um aparelho que monitore seus batimentos cardíacos.
O aparelho que monitora os batimentos cardíacos é eletrônico e tem um formato parecido com o de uma fita. Ele é usado em volta do peito, e através de um relógio especial (que vem junto com o aparelho) você vai monitorando seus batimentos.
DICA NÚMERO 2: DURAÇÃO IDEAL DO EXERCÍCIO
Isto se refere a quanto tempo você faz o exercício. Vinte minutos é geralmente considerado o mínimo para se obter os benefícios da queima de gordura e aumentar o crescimento das enzimas de queima de gordura em seus músculos.
Se você está começando, comece com 20 minutos e tente aumentar gradualmente. Não se preocupe com a distância percorrida durante o exercício; o tempo que você se exercita é o que importa, e não a distância.
Ao contrário do que muitos acreditam, fazer exercícios durante 1 hora ao invés de 30 minutos não irá te trazer o dobro de benefícios. Sessões longas fazem com que o corpo questione a severidade da seção de treinamento e, infelizmente, aumenta as chances da “quebra dos músculos”, um horror para quem está querendo perder gordura.
Trinta minutos é o suficiente para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia.
DICA NÚMERO 3: FREQÜÊNCIA DOS EXERCÍCIOS
Isto se refere ao período de intervalo entre suas seções de exercício. Tente se exercitar no mínimo 3 vezes por semana com não mais que 2 dias de descanso entre as seções de exercício (assim você não perde condicionamento).
A freqüência ideal é se exercitar de 5 a 6 vezes por semana. Tire um dia da semana para descansar. Desta forma você descansa corpo e mente durante um dia, mantém a motivação em alta e diminui o risco de contusões.
Não tenha “medo” de descansar um ou alguns dias achando que com isso você irá estar “quebrando o ciclo do programa” ou engordando. Mesmo os atletas mais preparados precisam de um dia de descanso de vez em quando.
DICA NÚMERO 4: HORÁRIO CERTO PARA EXERCITAR-SE !
Essa dúvida é muito comum em academias. Mas antes de respondê-la, é melhor definir qual é seu objetivo e em seguida entendermos alguns conceitos acerca da fisiologia.
É muito importante diferenciar exercícios aeróbicos de exercícios anaeróbicos. Exercícios aeróbicos são aqueles onde você mantém seus batimentos cardíacos elevados (70-80% do máx.) e constantes. Dentre eles estão correr, pedalar e nadar.
Exercícios que envolvem movimentos rápidos e intensos seguidos de descanso (mesmo que sejam extenuantes) são considerados exercícios anaeróbicos. Quando você vai a uma academia fazer musculação, você está indo fazer um exercício anaeróbico. Ao fazer abdominais ou flexões, você também está trabalhando seus músculos desta forma.
Quando você acorda, a quantidade de carboidratos no seu corpo é bastante baixa já que sua última refeição foi na noite do dia anterior. Como esta reserva de carboidrato é muito baixa ao acordar, esta é a melhor hora para praticar uma atividade aeróbica caso seu objetivo seja emagrecer. Nesse horário, nosso organismo usa uma porcentagem maior de gordura como energia.
Se você fizer uma atividade aeróbica logo após fazer uma refeição rica em carboidratos, seu corpo irá usar estes recém ingeridos carboidratos como fonte de energia, e não a gordura que você quer tanto queimar.
Já com os exercícios anaeróbicos ( hipertrofia ) você não deve fazê-los sem se alimentar. O objetivo destes é aumentar sua massa muscular para aumentar seu metabolismo. Você precisa de energia para fazê-los e por isso deve se alimentar antes.
Se você faz um exercício anaeróbico sem se alimentar, você prejudica sua performance e pode obter um resultado contrário ao que deseja. Ao invés de aumentar sua massa muscular, você poderá perder massa já que o organismo usará proteínas do próprio músculo para gerar energia.
Se você quer se exercitar 2 vezes ao dia (uma seção de aeróbico e uma seção de anaeróbico em horas diferentes), o melhor a fazer é se alimentar, depois fazer um exercício anaeróbico e só depois fazer um exercício aeróbico.
É importante ressaltar que se você tem o hábito de fazer um exercício aeróbico pela manhã e logo depois fazer um exercício anaeróbico, você não deve deixar de fazer o café da manhã. Fazer o exercício aeróbico depois do exercício anaeróbico é melhor já que você usa os carboidratos que ingeriu no café da manhã durante a seção do exercício anaeróbico e, quando começar a seção aeróbica, o seu corpo já não terá muitos carboidratos e irá queimar mais gordura.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)


Apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma parada respiratória provocada pelo colabamento das paredes da faringe. O distúrbio ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. Para ser mais exato, durante as crises, ela para de roncar por causa
do bloqueio da passagem de ar pela faringe.

A repetição dos episódios de apneia tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode redundar em danos ao organismo.

No adulto, as principais características do distúrbio são: 
1) suspensão da respiração por 10 segundos em cinco ou mais episódios por hora de sono,
2) redução dos níveis de oxigênio no sangue. 

Nas crianças, bastam 2 ou 3 segundos de parada respiratória para o sangue dar sinais de falta de oxigênio.

A apneia obstrutiva do sono atinge mais os homens obesos de meia-idade. A enfermidade pode causar ou agravar quadros de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial sistêmica, arritmias, infartos e insuficiência cardíaca congestiva. Muitas vezes, o tratamento da apneia é suficiente para redução e controle da pressão arterial.

Fatores agravantes
Alguns fatores contribuem para o aparecimento do ronco e da apneia:
* Amídalas e adenoides muito grandes;
* Obstrução crônica do nariz por causa de tumores, desvio de septo, pólipos nasais e hipertrofia dos cornetos;
* Dormir de barriga para cima;
* Queixo projetado um pouco para trás, que faz recuar a base da língua,
* Álcool, tabaco, medicamentos à base de benzodiazepínicos e refluxo gastroesofágico;
* Obesidade, porque favorece a infiltração de gordura na faringe.
O sinergismo entre esses fatores potencializa a tendência para o estreitamento da faringe e para a apneia.

Sintomas
São sintomas da apneia obstrutiva do sono: ronco, sono agitado, falta de disposição e sonolência durante o dia, dor de cabeça, perturbação da memória, da atenção e da concentração, tendência à depressão, hipertensão, arritmias cardíacas e, especialmente, inúmeros microdespertares dos quais o portador do distúrbio pode lembrar-se ou não. Se chega a acordar por si mesmo, o faz por duas razões: o esforço que despende para respirar e a hipoxemia, que alerta seu cérebro sobre a falta de oxigênio.

Diagnóstico
Além do relato das pessoas que convivem com os portadores da apneia obstrutiva do sono, a avaliação médica e a polissonografia, exame para mapear o comportamento durante o sono, são dados importantes para fechar o diagnóstico.
A aplicação do Questionário Clínico de Berlin e da Escala de Sonolência de Epworth ajuda a identificar pessoas com risco de serem portadoras de SAOS.

Tratamento
O tratamento é sempre multidisciplinar e varia de acordo com a gravidade do caso. O primeiro recurso terapêutico é tentar reduzir os fatores agravantes da SAOS.
Para tanto, o paciente precisa:
* Combater as causas da obstrução nasal e do refluxo gastroesofágico;
* Perder peso;
* Dormir de lado;
* Evitar o uso de bebidas alcoólicas, calmantes, relaxantes musculares e cigarro algumas horas antes de dormir.

Se essas medidas não forem suficientes, pode-se recorrer, ainda, ao uso de próteses orais que evitam a queda da língua para trás, e aos CPAPs, máscaras especiais que mantêm pressão positiva e contínua sobre as vias aéreas, evitando sua obstrução. Há situações, porém, em que cirurgias ou cauterizações se fazem necessárias para corrigir os elementos que geram a obstrução, como os que estão associados às alterações das amídalas e adenóides.

Recomendações
* A adoção de medidas simples pode ajudá-lo a dormir melhor e a evitar as crises de apneia. Veja alguns exemplos:
* Procure estabelecer e respeitar os horários de deitar e levantar;
* Evite ingerir substâncias que contenham cafeína;
* Não fume pelo menos nas 4 ou 5 horas que antecedem o momento de ir para a cama;
* Não exagere no uso de bebidas alcoólicas, nem faça refeições pesadas antes de deitar.