domingo, 25 de dezembro de 2011

Homens perdem peso mais fácil porque têm até 20% mais músculos Massa magra é motor do corpo e ajuda maior parte das reações químicas. Na menopausa e andropausa, a testosterona cai e a gordura aumenta.



Os homens têm mais massa magra que as mulheres, motivo pelo qual perdem peso com mais facilidade. Isso porque os músculos são o motor do corpo e promovem a maior parte das reações químicas que transformam nutrientes em energia, o que garante a queima calórica.


Nas células musculares, organelas chamadas mitocôndrias são responsáveis pelo gasto energético. Os músculos também ajudam no metabolismo basal, que é a queima do organismo em repouso, necessária para manter o funcionamento dos órgãos vitais. Quando os homens diminuem a ingestão de alimentos e fortalecem a massa magra, aumentam ainda mais esse gasto.

Segundo os endocrinologistas Alfredo Halpern e João Eduardo Salles, a mulher concentra mais gordura no quadril, culote, bumbum, coxas, cintura e seios. Já a silhueta masculina é mais marcada na barriga.

Quando entram na menopausa, as mulheres ganham ainda mais massa gorda, que costuma se acumular no abdômen. Como o ovário para de funcionar, cai a produção de testosterona, hormônio masculino que ajuda no crescimento dos músculos.

Os homens também costumam aumentar de peso na andropausa, porque, assim como as mulheres, sofrem uma redução na produção de testosterona, adquirindo massa gorda e perdendo a magra.

O metabolismo pode ser acelerado com a atividade física, mas não é possível saber quanto tempo ele fica acima do nível, pois isso depende da intensidade do exercício.

Para aumentar o metabolismo basal e queimar calorias até dormindo, os médicos recomendaram controlar a alimentação, fazer atividade aeróbica e também musculação. Dormir bem também ajuda. Segundo Salles, quem descansa pouco e mal reduz até 36% a taxa de metabolismo basal e  acaba engordando mais.

Além disso, receber leite materno na infância previne a obesidade na vida adulta, de acordo com Halpern.

Como calcular o metabolismo basal:

- 3 a 10 anos [0,085 x P + 2,033] x 239 [0,095 x P + 2,110] x 239
- 10 a 18 anos [0,056 x P + 2,898] x 239 [0,074 x P + 2,754] x 239
- 18 a 30 anos [0,062 x P + 2,036] x 239 [0,063 x P + 2,896] x 239
- 30 a 60 anos [0,034 x P + 3,538] x 239 [0,048 x P + 3,653] x 239
P = peso corporal em kg

* Essa conta não é válida para mulheres durante o período de amamentação.

-Mulher pouco ativa (taxa basal + 20% = gasto calórico diário)
-Mulher ativa (taxa basal + 30%)
-Mulher muito ativa (taxa basal + 40%)
-Homem pouco ativo (taxa basal + 25%)
-Homem ativo (taxa basal + 35%)
-Homem muito ativo (taxa basal + 45%)

Exemplo da taxa metabólica de uma mulher de 37 anos ativa: taxa basal 1.381 calorias + 30% = 1.795 calorias

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Com exercícios físicos é possível chegar aos 100 anos de idade com qualidade de vida.


No último dia 11 de novembro, o Hospital São Cristóvão promoveu o IV Simpósio PRO Ativa –Programa de Reabilitação e Orientação Ativa, voltado para temas que envolvem a Longevidade, debatendo novas tendências em Saúde a caminho dos 100. Uma das palestras do evento foirealizada pela Dra. Janise Lana Leite (CRM/SP 126.876), médica geriatra com especialização emfisiologia do exercício e treinamento resistido na saúde, doença e no envelhecimento.


De acordo com a Dra. Janise, é possível chegar aos 100 anos com qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos. “Hoje sabemos que o estilo de vida responde por 80% do processo de envelhecimento. Por este motivo, adotar hábitos saudáveis e praticar atividade física é a grande receita para se chegar aos 100 anos de idade com a independência funcional que garantirá uma boa qualidade de vida”, explica a geriatra.


A médica explica que independência funcional é a capacidade de realizar tarefas diárias sem depender da ajuda de outros. A partir dos 80 anos, para muitos idosos torna-se um verdadeirodesafio subir alguns degraus sozinhos, vestir-se, amarrar os sapatos, tomar banho, caminhar e usartransporte coletivo. “De maneira bastante simplificada, se conseguirmos chegar à idade avançadacom independência funcional garantida teremos melhor qualidade de vida” resume a especialista.


Diretora médica da academia Estação do Exercício e Saúde, especializada em musculação paraidosos, Dra. Janise explica que a atividade física retarda o envelhecimento e previne ou melhora ocontrole de uma serie de doenças crônicas, incluindo diabetes, hipertensão e colesterol elevado.“Hoje em dia o conhecimento médico sobre os efeitos do sedentarismo é bastante amplo: sabemosque a vida sedentária contribui para redução da imunidade e do metabolismo, reduz a capacidadepulmonar e cardiovascular, reduz a força física e aumenta o risco de quedas, entre outros problemasenfrentados pela população da terceira idade sedentária” afirma.


Por outro lado,o idoso que realiza exercícios físicos readquire a independência de movimentos,amplia sua disposição para atividades sociais, melhora seu estado emocional e volta a sentir-se útil.Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação ou bicicleta são apropriados. Exercícios de forçacomo a musculação também são indicados, desde que realizados com acompanhamento deprofissionais especializados. Da mesma forma, uma série bem preparada para idosos devecontemplar também exercícios de flexibilidade. Os exercícios são orientados de acordo com acapacidade física e funcional de cada indivíduo.


A orientação da Dra. Janise para a plateia do Hospital São Cristóvão terminou com um convite: “sevocê se convenceu da importância da atividade física para o seu futuro, o melhor dia para começar éhoje!”.


- - - - - - - -
Dra. Janise Lana Leite (CRM/SP 126.876), é médica geriatra com especialização em fisiologia doexercício e treinamento resistido na saúde, doença e no envelhecimento, e Diretora Médica daAcademia Estação do Exercício e Saúde – especializada em musculação para idosos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pilates ganha massa muscular?

O Pilates vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas e precisamos estar atentos aos benefícios que a atividade proporciona: Músculos mais tonificados e alongados, ganhos de força e estabilização do centro, previne lesões, alivia tensões e dores nas costas, melhora a postura, consciência corporal, coordenação motora, equilíbrio e condicionamento físico.
Sabendo que nosso corpo recebe alterações diversas, uma das preocupações sem dúvida torna-se a perda de massa muscular e principalmente entre as mulheres. O Pilates é uma atividade que exercita o corpo em equilíbrio. Os exercícios podem ser feitos tanto no solo (Mat Pilates), como também em equipamentos (estúdios).
No solo, utiliza-se o peso do próprio corpo a favor ou contra a ação da gravidade. As aulas são iniciadas com exercícios de baixa dificuldade e vamos progredindo de acordo com a aptidão física de nosso cliente com ou sem a utilização de alguns acessórios, seja para desafiar ou facilitar a execução.

Nas aulas com equipamentos, os mesmos, pela estrutura física conter molas, podem auxiliar ou desafiar o praticante. Entre os equipamentos mais utilizados estão o Reformer: com base de suporte móvel (carrinho) com molas, alças, barra, plataformas e caixas; o Cadilac: com base de suporte grande e fixa com estruturas como os postes verticais e horizontais, molas, barras, alças entre outros acessórios próprios do equipamento; a Cadeira: com base de suporte pequena com dois pedais (podendo ser utilizados unidos ou separados) com molas e cada uma com 3 tensões diferentes, ideal para trabalhar descarga de peso e movimentos recíprocos; e o Barril Ladder: que tem a base de suporte em forma uma curva com uma escada na lateral, geralmente indicado para movimentos de coluna, abdômen e alongamento.
Uma das frequentes interrogações é a respeito do ganho de massa muscular no Pilates. Algumas atividades têm treinamentos específicos de ganho muscular, o Pilates com certeza se torna um complemento desse trabalho realizado. O aluno conseguirá definir a musculatura, sem aumentar o seu volume, ou seja, o foco do Pilates NÃO é hipertrofia.
O resultado do Pilates não está relacionado ao número de repetições e sim pela qualidade do movimento. A consciência corporal adquirida, somada a um trabalho da estrutura musculoesquelética, permite a execução dos exercícios com eficiência e segurança.
Atividades físicas, que um dos objetivos é a hipertrofia, também trazem benefícios ao corpo e no acompanhamento de um profissional qualificado, o mesmo orientará seu cliente de qual modalidade será a ideal para alcançar seu objetivo.

Pratique com consciência!!!