terça-feira, 15 de novembro de 2011

Musculação terapêutica previne lesões e ainda ajuda a emagrecer

Corpo sarado não é sinônimo de saúde, escondendo muitas vezes lesões graves adquiridas por excessos e equívocos em academias. Para corrigir esses problemas e evitar erros que podem levar ao surgimento de lesões, a Biosete investiu na musculação terapêutica, que se diferencia da musculação tradicional por ter o acompanhamento de um personal fisioterapeuta e ser baseada no conceito de wellness (bem-estar).
A técnica é indicada para qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade, mesmo as sedentárias, obesas, diabéticas (tipo II), hipertensas, com colesterol alto ou osteoporose. O tratamento varia de acordo com a patologia, a idade e o condicionamento físico.
O público-alvo da musculação terapêutica são pessoas de qualquer idade, sedentárias ou atletas, com lesões ou saudáveis, que não suportam o ambiente das academias tradicionais e precisam desenvolver força e volume muscular sem risco de lesão.
A musculação terapêutica também age na redução calórica, aumentando o metabolismo e auxiliando no emagrecimento.
“O primeiro passo é a avaliação músculo-esquelética com um fisioterapeuta, que dura aproximadamente uma hora. Feito o diagnóstico, é elaborado um programa de exercícios e a pessoa é acompanhada por um personal fisioterapeuta”, diz Pablo Pompermayer, um dos sócios da Biosete.
Ele explica que os aparelhos são modulados e colocados no ângulo correto, de acordo com a altura e o peso da pessoa. O fisioterapeuta acompanha todo o treino, observando postura, execução do exercício, carga e tempo de repouso.
“Peso é remédio. Quanto mais peso a pessoa conseguir impor com segurança, melhor é a resposta fisiológica. Um programa aeróbio bem elaborado de 20 minutos pode ter resultado melhor do que duas horas de malhação sem orientação”, garante Pablo.
Ele lembra que atletas e pessoas que desejam melhorar o condicionamento aeróbio e muscular com a supervisão de um especialista também podem utilizar a técnica.